18 curiosidades sobre o álbum "...Baby One More Time", que completa 18 anos de lançamento
Há exatos 18 anos atrás, um dos maiores álbuns da música pop de qualquer geração estava sendo posto nas prateleiras de lojas ao redor mundo inteiro. Estamos falando de "...Baby One More Time", de Britney Spears. O álbum trazia consigo a faixa-título, que havia sido lançada como single em 1998, consolidando sucesso em inúmeras paradas musicais mundiais. Não obstante, este foi o álbum que nos apresentou a cantora Britney Spears, uma das figuras mais icônicas da música pop.
O álbum teve repercussão inédita: Com apenas 18 anos, Britney foi a primeira artista a ter simultaneamente um álbum e uma música em #1 na parada musical da Billboard, além de ser a artista feminina mais jovem a consegui a primeira posição com o álbum, que vendeu em torno de 10 milhões de cópias nos Estados Unidos.
O álbum inicialmente se chamaria "Britney Spears", e teria capa diferente da que conhecemos: uma das versões do single de "...Baby One More Time" possui em sua contracapa a versão original do que seria o primeiro disco de Britney, pois na época o disco ainda não havia sido lançado.
O repertório de Britney em seu primeiro álbum seria algo parecido com o som de Sheryl Crow (folk rock/country), porém voltado para os adolescentes e jovens adultos. Por ser dançarina desde pequena, Britney e seus produtores sentiram que gravar músicas mais pop e feitas para dançar teria mais a cara de Spears e conseguiria atingir um maior público com mais facilidade.
A maior parte das produções do álbum ficou por conta de Eric Foster White, que já havia trabalhado com nomes como Jessica Simpson, Backstreet Boys, Joey McIntyre, Boyzone, Dannii Minogue e Whitney Houston.
Max Martin é o gênio que está por trás da produção do primeiro single de Britney, e também de "(You Drive Me) Crazy". Mais tarde ele continuaria angariando sucessos ao repertório da cantora - "Stronger", "Lucky", "Oops!...I Did It Again", "Overprotected", "I'm Not a Girl Not Yet a Woman", "3", "Till The World Ends", "I Wanna Go'", entre outras.
A imagem de Britney Spears durante a promoção do disco serviu como inspiração e catapulta para o lançamento de outras cantoras pop no mesmo seguimento, dentro de uma febre que ocorreu na música pop no começo dos anos 2000: cantoras loiras, menores de idades, com semblante de lolita, cantando músicas grudentas com apelo sexual. Christina Aguilera, Jessica Simpson e Mandy Moore foram os nomes que mais se destacaram neste período.
Todo mundo conhece essa, mas vale lembrar: a música "...Baby One More Time" foi inicialmente oferecida ao grupo TLC.
"Sometimes" é uma das músicas de Britney que não lhe agradam muito no disco. A última vez que a música foi performada em turnê ocorreu em 2001, na Dream Within a Dream Tour.
O conceito inicial do clipe de "...Baby One More Time" foi descartado a pedido de Britney, que não se sentiu confortável com ele e achava que não iria encontrar a audiência cativa que eles esperavam: tratava-se de algo cuja historia misturava "Power Rangers" e "Xena", onde Britney seria uma espécie de heroína.
Foram gravados três covers para o álbum: "I'll Never Stop Lovin' You" (J'son), "You Got It All" (The Jets) e "The Beat Goes On" (Sonny & Cher). A versão escolhida foi o cover de Sonny e Cher. "I'll Never Stop Loving You" virou faixa bônus em alguns países e "You Got It All" não entrou no álbum de estreia, porém em alguns países está na tracklist do segundo álbum de Britney - "Oops!... I Did It Again" - onde foi lançada como single promocional na época.
Em uma das prensagens do álbum, logo após a faixa final ("The Beat Goes On"), Britney começa a falar. Trata-se da divulgação do álbum "Millennium", dos Backstreet Boys, que seria lançado meses depois. Britney fala das principais faixas do álbum seguido de um snippet de cada uma delas:
A faixa "...Baby One More Time" foi anunciada no começo de sua divulgação como "Hit Me Baby One More Time". O "hit me" foi tirado do título pela suposta alusão ao abuso e violência doméstica interpretada pelos ouvintes. Na verdade (e dando lógica à letra da música), "hit me" pode ser traduzido livremente para o português como "me liga", "me pega", "vem até mim", "me saca", etc.
O single "(You Drive Me) Crazy" foi lançado como tema do filme "Fica Comigo", com a atriz Melissa Joan Hart. Melissa e Britney se tornaram muito próximas na época, com a participação de Melissa no clipe da música e Britney participando da série de Melissa, "Sabrina - A Aprendiz de Feiticeira". A versão da música usada para o clipe se trata de um remix, conhecido como "The Stop! Remix", que não está disponível no álbum.
A faixa "Soda Pop" está presente na trilha de "Pokémon - O Filme".
O lançamento do single "From The Bottom Of My Broken Heart" teve como alvo os Estados Unidos (#14) ao mesmo tempo em que "Born To Make You Happy" (#1 - UK) foi lançada em diversos territórios europeus.
Britney promoveu seu álbum de estreia no Brasil através do programa "Planeta Xuxa", em 1999:
No Grammy de 2000, Britney foi indicada na categoria de Arista Revelação. A faixa-título do álbum foi indicada na categoria de Melhor Música Pop (Feminino). Na cerimônia, Britney cantou um medley de "...Baby One More Time" e "From The Bottom Of My Broken Heart".
"...Baby One More Time" possui duas capas: a americana e a internacional. Apesar de extremamente diferentes, ambas passam a imagem de lolita que Britney vendia na época.
(edição americana e edição internacional, respectivamente)
Colaboração: @juuhduarte.